sexta-feira, 9 de outubro de 2020

NACIONAL DE JUDÔ FUNCIONAL



Em 28 de outubro de 2020, dia Mundial do Judô, a Confederação Brasileira de Judô estreará sua mais nova competição: o Nacional de Judô Funcional. Nesse torneio, cada judoca competirá de sua casa, executando exercícios técnicos do judô combinados com movimentos calistênicos (utilizando o peso do próprio corpo) num duelo contra o relógio. Tudo isso transmitido ao vivo pelo Canal Brasil Judô, no Youtube.

O Judô Funcional nasceu no contexto da pandemia do novo coronavírus no Brasil e tem como referência os métodos de treinamentos solitários - tandoku renshu - única forma encontrada pelos judocas para manterem a forma física e técnica em meio às restrições do distanciamento social necessário ao combate à COVID-19.

Nos confrontos, os atletas, separados de acordo com suas classes de idade e categoria de peso, realizam, dentro de um período de tempo pré-estabelecido, uma série de movimentos constituídos por um exercício funcional (abdominal, polichinelo, prancha, etc) combinado com a execução de uma técnica de Judô de forma individual. Não existe qualquer contato entre os participantes, como acontece no judô tradicional.

Os movimentos serão analisados por uma banca composta por três árbitros e será declarado vencedor do duelo o atleta que realizar o maior número possível de combinações corretas dentro do tempo estabelecido previamente pela organização.

Para maiores informações, acesse:


- OUTLINE E PROGRAMAÇÃO -


- REGULAMENTO -


- VÍDEOS DEMONSTRATIVOS -


- VÍDEO DE DIVULGAÇÃO -