sexta-feira, 27 de outubro de 2023

DIA MUNDIAL DO JUDÔ 2023

 
 

Há mais de dez anos que a Federação Internacional de Judô organiza o Dia Mundial do Judô, um dia dedicado ao nosso desporto e aos valores ele transmite à sociedade. Que, desde a primeira edição, realizada em 2011, com o tema 'Respeito', já homenageou a amizade e a até mesmo a natureza, com uma edição temática 'Plante uma Árvore', dentre muitos outros temas.

Milhões de judocas em todo o planeta identificam-se com o evento, que reúne todas as vertentes do judô, desde a prática de lazer para crianças, até à competição de alto nível, passando pelo kata e o judô para veteranos. 

Como sempre, será comemorado no dia 28 de outubro, aniversário do fundador do judô, Jigoro Kano Shihan. E este ano, acreditando que cada vez mais pessoas deveriam, pelo menos uma vez na vida, vestir um judogi e subir no tatame, o tema é 'Traga um Amigo'.

O conceito é simples, convide amigos, parentes, conhecidos, para virem praticar judô com você. Aproveite para falar sobre nosso esporte, sua história e seus valores (cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, respeito, autocontrole e amizade). Alguns de seus amigos ficarão felizes em descobrir sua paixão pelo esporte. Alguns vão querer continuar e aprender mais, enquanto outros simplesmente saberão o que é e poderão um dia trazer seus filhos.

Seus amigos podem ser jovens ou velhos, homens ou mulheres, com ou sem deficiência. Podem ser trabalhadores, estudantes... Todos estão convidados, todos são bem-vindos, todos podem se juntar a vocês para que possamos fazer crescer a família do judô, aquela dentro da qual encontre a harmonia e a paz, aquela que o apoiará nos grandes momentos e também nas dificuldades da vida.

Judô não é apenas um esporte. É um modo de vida, uma filosofia e o que poderia ser melhor do que partilhar tudo isto com o maior número de pessoas possível?

Então, traga um amigo, vamos fazer a Família FPJU crescer ainda mais.