sexta-feira, 4 de maio de 2018

HÁ 80 ANOS FALECEU NOSSO SHIHAN

   


Em 4 de maio de 1938, JIGORO KANO faleceu por problemas pulmonares, a bordo do transatlântico "Hikawa Maru", quando voltava do Cairo, onde havia presidido a assembléia geral do comitê internacional dos jogos olímpicos. 



Kano, que falava, além do japonês, francês, alemão, inglês e espanhol, nos legou vários manuscritos, os quais geralmengte assinava com pseudônimos, como  "Ki Itsu Sai" que quer dizer, "Tudo é unidade". 

Não houve tempo para que ele presenciasse a instituição da Universidade do Judô. Porém, já demonstrava a certeza da sua perpetuação, ao afirmar: "Quando eu morrer, o Judô Kodokan não morrerá comigo, porque muitas coisas virão a ser desenvolvidas se os princípios de minha arte continuarem sendo estudados".



Declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como o melhor esporte para formação inicial de crianças e jovens e para prática regular em qualquer idade, atualmente o Judô é um dos esportes mais praticados em todo o mundo, tendo sido eleito pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como o esporte mais completo e promotor dos valores da amizade, participação, respeito e esforço para melhorar.