terça-feira, 26 de março de 2019

TEXTO PARA REFLEXÃO


  


"Prezados amigos judokas venho fazer uma reflexão com Vcs Senseis.

Estamos formando nossos judokas corretamente? 

Aprendi com meus Senseis Kazuo Yoshida e Lhofei Shiozawa que para competir é preciso aprender as técnicas, saber executá-las corretamente, sem colocar em risco a sua integridade e principalmente a do seu adversário. O nosso objetivo enquanto judokas é: "VENCER SEM LESAR". 

Não tenho visto essa preocupação.

Hoje em dia nas competições de todas as idades o objetivo é a projeção a qualquer custo. Há uma ideia fixa pelo resultado, pela pontuação, ao invés da perfeição da técnica. Uma obsessão exacerbada com o desempenho desportivo em detrimento da formação técnica, física, ética e social dos nossos judokas. 

Pouquíssimos têm boa postura, trabalham bem a pegada ou sabem se defender ou sequer, cair corretamente. Resultado: lesões constantes.

Vejo nos treinamentos poucas repetições dos movimentos, falta de paciência para aprender e uma tremenda ansiedade por "jogar" o adversário de qualquer forma, sem a devida preparação da técnica. 

Os professores estão se transformando em "técnicos", preocupados com a próxima competição, quando deveriam estar atuando como professores com foco no aprendizado técnico e com a próxima geração, ao invés da próxima competição. 

O judô bem ensinado forma novos cidadãos...O judô mal ensinado forma pseudo campeões, que não são capazes de vencer nem a si próprios."

(Prof. Me. Oswaldo Cupertino Simões Filho)